Conhecida como ‘Caribe da Amazônia’, vila encanta estrangeiros
A repórter Tatiana Nascimento vai fazer o telespectador do Globo Repórter viajar por Alter do Chão, uma pequena vila no oeste do Pará, no meio da Bacia Amazônica. Nos períodos de cheia, a paisagem da região chamada de “Caribe da Amazônia” encanta. “Os estrangeiros parecem já ter descoberto mais Alter do Chão do que os brasileiros”, conta a repórter, que visitou a região duas vezes no mesmo ano, em março e em outubro, para registrar as mudanças na paisagem.
Para sobreviver ao período das enchentes, as casas e até as igrejas da região são construídas sobre palafitas. A época de cheias é também a melhor para visitar uma floresta encantada, que atrai turistas do mundo inteiro. Como a água sobe até cinco metros, as árvores ficam submersas e só é possível circular a bordo de uma canoa.
Alter do Chão também guarda outros segredos como o maior reservatório de água do mundo, suficiente para matar a sede do mundo inteiro por mais de 200 anos. Confira tudo no Globo Repórter vai ao ar na noite de hoje, 29, depois do Big Brother Brasil.