O pai dos músicos estava internado há 14 dias em um hospital particular de Goiânia
Morreu na noite última segunda-feira, 23/11, Francisco José de Camargo, pai da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, aos 83 anos. Seu Francisco havia sido internado há 14 dias atrás em um hospital particular em Goiânia, após sentir forte dores no intestino. O pai dos artistas precisou passar por uma bateria de exames e realizar uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento.
A notícia foi confirmada na manhã desta terça-feira, 24/11, através de uma nota oficial da assessoria de imprensa dos músicos, que informou que o velório acontecerá às 10h no Jardim das Palmeiras, em Goiânia. “‘Seu’ Francisco se despede com a certeza de missão cumprida. Nascido em Sítio Novo, no interior de Goiás, o homem que um dia presenteou os colegas de trabalho da obra, na construção civil, com fichas telefônicas, sob a condição de que eles usassem as moedas para ligar na principal rádio de Goiânia pedindo pela canção chamada ‘É o Amor’), despediu-se de nós, nesta segunda feira (23), aos 83 anos, com a sensação de dever mais do que cumprido”, escreveram citando a história da família Camargo, conhecida nacionalmente após ser retratada nos cinemas no filme ‘Dois Filhos de Francisco’.
“Desde que começou a multiplicar filhos com Dona Helena, ‘seu Francisco’ preparava com afinco a dupla sertaneja com que tanto sonhava. Primeiro fez de Emival, o segundo filho, par de Mirosmar, o primogênito, mas, quis o destino que Emival saísse de cena precocemente. Só muitos anos depois, o Seu Francisco foi ver Mirosmar alinhado com o Welson David, ambos atendendo já como Zezé Di Camargo e Luciano”, continuou.
A nota citou todos os filhos deixados por Francisco e prosseguiu contando a história da família: “A essa altura, o amor já era algo que mexia com a nossa cabeça e o nosso coração, e fazia a gente ‘entender que a vida é nada sem você’. Neste momento, diante da partida do pai, os filhos todos de Francisco – Mirosmar José, Emmanoel José, Marlene, Wellington, Walter, Welson David, Werlei e Luciele entoam justamente esse verso, certos de que a vida não seria nada sem ele e a parceria da mãe, a guerreira dona Helena, que tem amparado os filhos e netos com uma força descomunal”.
“De origem extremamente humilde, Seu Francisco viveu bem e o bastante para experimentar a maior das dores – a perda de um filho – e a mais gratificante das vitórias, que é o alcance do êxito absoluto dos filhos. Teve sua história contada em filme visto por a grande consagração dos filhos. Ainda há poucos dias, contabilizaram-lhe, em uma mesa, os quase 7 milhões de pessoas que foram assistir a esse enredo só no cinema. Salve!”
“O pai do Seu Francisco chamava-se Onofre Francisco. Ele pensava que Francisco fosse sobrenome e foi batizando todos os filhos com Francisco: Vicente Francisco, Liberato Francisco… O impasse se deu quando quis batizar um deles justamente com o nome de Francisco. Não podia ser Francisco Francisco. E então ficou Francisco José, acrescido de Camargo. E assim ele formou com honra o clã que todos amam. Foi embora um homem simples, que deixou um grande exemplo de superação com um legado de honestidade! Arleyde”, encerrou a nota.