O produtor musical fez comentários sobre o gênero musical após Grammy 2021 e funkeiras detonaram suas falas
Rick Bonadio deu o que falar na web após criticar o gênero funk no Grammy 2021, na noite de 14/03, com comentários em que os funkeiros julgaram como elitistas e preconceituosos.
Após a cantora Cardi B colocar um remix de “WAP”, feito pelo DJ brasileiro Pedro Sampaio, em sua apresentação no evento, o produtor musical se pronunciou em seu twitter sobre a cena.
Rick classificou o estilo musical funk como barulho, e disse que o Brasil já exportou coisa melhor como Tom Jobim, Samba Rock, Jorge Ben Jor.
“Não dá para aceitar que sempre a mesma batida com letras de putaria seja algo necessário ou a ‘cultura do país’. De qualquer forma, respeito todos do funk”, disse o produtor.
“Eu sinto a necessidade de criticar algumas situações porque vejo uma alienação generalizada. O Funk precisa evoluir. Os funkeiros precisam ousar evoluir musicalmente para crescer. Não se pode fazer o mesmo sempre porque isso dá certo. Meu post anterior não teve a intenção destrutiva”, endossou Rick em outra postagem.
Anitta, rapidamente, demonstrou indignação com os comentários de Rick Bonadio e disparou: “Mesma batida? Você deve ter parado de pesquisar desde seu último álbum de sucesso. Mesmas letras? Aceito.”
Rick, por sua vez, se sentiu envergonhado ao ver a performance de Cardi B no Grammy, ao som de frases como fica de quatro e continuou: “O que eu espero é que ao fazer sucesso o Funkeiro busque melhorar, estudar música, letra e crescer musicalmente para então tornar o gênero crossover definitivamente, mas com qualidade.”
“Infelizmente cada um canta uma letra compatível com o nível educacional e cultural que lhe é oferecido. Nesse caso, pelo governo brasileiro para com suas comunidades“, rebateu mais uma vez a funkeira.
“Por que vocês acham que essa galera do business não ousa falar de outros ritmos? Porque existem grandes empresários por trás… aí a briga dói no bolso… melhor não, né? Mas já com os funkeiros… quem vai brigar por eles??”, continuou ela.
Já a funkeira Lexa, rebateu os comentários a fim de mencionar a apresentação no Grammy: “O funk evoluiu e cresceu, tanto que estava no Grammy. É preciso respeitar nosso movimento. O funk é cultura, é música e está quebrando barreiras sim.”
A cantora Luísa Sonza, que também faz parte da cena do funk, também comentou sobre Rick Bonadio:
“Pensamento elitista, preconceituoso e burro. Eu estudei muito e conheço muito de música e é só por isso que digo com tranquilidade que o funk vai ser o maior ritmo brasileiro reconhecido em todo o mundo. Quer vocês, ‘elite musical’, queiram ou não.”
Vale ressaltar que, além delas, os funkeiros MC Livinho e MC Hariel também se pronunciaram em suas redes sociais por meio de stories, sobre a repercussão dos comentários do produtor musical Rick Bonadio.
Eu sinto a necessidade de criticar algumas situações pq vejo uma alienação generalizada. O Funk precisa evoluir. Os funkeiros precisam ousar evoluir musicalmente para crescer. Não se pode fazer o mesmo sempre pq isso da certo. Meu post anterior não teve a intenção destrutiva.— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
O que as pessoas precisam entender é que infelizmente isso passa de uma “opinião”. Estamos falando de um ritmo que sustenta milhares de famílias sem prejudicar a ninguém. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que comandam a indústria no Brasil que ainda tem como referência— Anitta (@Anitta) March 15, 2021
Não da pra aceitar que sempre a mesma batida com letras de putaria seja algo necessário ou a ” cultura do país ” . De qqr forma eu respeito todos do Funk por suas batalhas e vitórias. Desculpem se ofendi, nunca é minha intenção.— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
Pensamento elitista, preconceituoso e burro. Eu estudei muito e conheço muito de música e é só por isso que digo com tranquilidade que o funk vai ser o maior ritmo brasileiro reconhecido em todo o mundo. Nunca visto antes aqui no Brasil. Quer vcs, “elite musical” queiram ou não.— LUÍSA SONZA (@luisasonza) March 15, 2021
O funk evoluiu e cresceu tanto que estava no Grammy ontem. É preciso respeitar nosso movimento. Tenho respeito pelo seu trabalho e esperamos o mesmo respeito. O funk é cultura, é música e tá quebrando barreiras sim. 🙏🏽 https://t.co/oWESPGzmtI— Lexa (@LexaOficial) March 15, 2021
